▪ Jogo Pedagógico – ALTERNATIVAS

DIREITOS AUTORAIS  – Ministério da Cultura – Projeto REGISTRADO e CERTIFICADO .

APRESENTAÇÃO
O projeto descrito neste documento demonstra como a estrutura e regras do jogo J1 AÓ, doravante denominado JOGO ALTERNATIVAS, pode ser implementado como um Jogo de Mesa ou aplicado num Método de Ensino como um Jogo Pedagógico.

A Parte I do documento descreve a estrutura e regras do jogo para a sua implementação como um jogo de mesa, enquanto a Parte II descreve o Método de Ensino/Aprendizagem, doravante também denominado de MÉTODO DE ENSINO/APRENDIZAGEM ALTERNATIVAS, bem como as adaptações e estratégias para a aplicação do jogo como um jogo pedagógico.

OBJETIVO ESPECÍFICO
Permitir que o participante responda à questão apresentada no jogo com até três opções de resposta. A pontuação será diferenciada de acordo com a utilização das opções de resposta.

PARTE I – Implementação do Jogo ALTERNATIVAS como Jogo de Mesa

1 – ESTRUTURA DO JOGO

Figura 1 – Estrutura do Jogo com Apresentador

O jogo é do tipo cultural baseado em perguntas e respostas. A figura 1 mostra um exemplo do jogo com um apresentador e quatro participantes cujos detalhes (numerados de 1 a 5) são descritos a seguir:

Detalhe 1:
PARTICIPANTES DO JOGO – Participante AZUL, Participante VERMELHO, Participante VERDE e Participante AMARELO, conforme Figura 1.

Figura 2 – Participantes

Detalhe 2:
CARTAS ALTERNATIVAS – São cartas de respostas dos participantes. Como exemplo, pode-se ter quatro alternativas de resposta para cada pergunta (cartas A, B, C, D), conforme mostra a figura a seguir:

Figura 3 – Cartas de alternativa de resposta

Detalhe 3:  
APRESENTADOR DO JOGO

Figura 4 – Apresentador

OBSERVAÇÃO:
Também pode ser jogado sem a presença do APRESENTADOR DO JOGO, uma vez que qualquer um dos participantes poderá executar essa função. Neste caso, a estrutura do jogo pode ser apresentada conforme mostra a figura 5 a seguir. A idéia do apresentador se adapta quando o jogo for utilizado, por exemplo, em um programa de televisão

Figura 5 – Estrutura do jogo com um dos participantes executando as funções do apresentador

Detalhe 4:
CARTAS PERGUNTAS –
Serão feitas aos participantes pelo apresentador. Cada pergunta terá somente uma alternativa de resposta certa.

Figura 6 – Apresentador

Detalhe 5:
BASE DE CARTAS – Local aonde os participantes irão colocar uma ou mais cartas de alternativa de resposta referente à pergunta feita pelo apresentador.

Figura 7 – Base das Cartas

Significado dos Números – Base das Cartas

Número 1 – indica que o participante irá responder somente com uma alternativa de resposta (A ou B ou C ou D).
Número 8 – indica a pontuação do participante caso a alternativa escolhida cioncida com a resposta dada pelo apresentador.

Número 2 – indica que o participante irá responder com duas alternativas de resposta  {(A, B) ou (A,C) ou (A,D) ou (B,C) ou (B,D) ou C,D)}.
Número 4 – indica a pontuação do participante caso uma das duas alternativas escolhidas coincida com a resposta dada pelo apresentador.

Número 3 – indica que o participante irá responder com três alternativas de resposta {(A, B, C) ou (A, B, D) ou (A, C, D) ou (B, C, D)}.
Número 2 – indica a pontuação do participante caso uma das três alternativas escolhidas coincida com a resposta dada pelo apresentador.

2 – MODO DE JOGAR

No início do jogo o apresentador estipula uma pontuação a ser alcançada pelos participantes. Os pontos vão se acumulando a cada rodada do jogo. Para cada rodada:  

  • O apresentador faz a pergunta aos participantes;
  • Cada participante pode colocar uma, duas ou três cartas de alternativa de resposta na base (detalhe 5 da figura 1);

Veja os exemplos a seguir:

Exemplo 1:
O participante Vermelho escolhe uma alternativa de resposta (A ou B ou C ou D) e portanto, irá colocar uma carta de alternativa de resposta na base, conforme mostra a figura a seguir

Figura 8 – Uma alternativa de resposta escolhida pelo participante Vermelho

OU

Exemplo 2:
O participante Vermelho escolhe duas alternativas de resposta (A, B) ou (A, C) ou (A, D) ou (B, C) ou (B, D) ou (C, D) e, com isso, deverá colocar duas cartas de alternativa de resposta na base, conforme mostra a figura a seguir:

Figura 9 – Duas alternativas de resposta escolhida pelo participante Vermelho

OU

Exemplo 3:
O participante Vermelho escolhe três alternativas de resposta (A, B, C) ou (A, B, D) ou (A, C, D) ou (B, C, D)  e assim deverá colocar três cartas na base conforme mostra a figura a seguir:

Figura 10 – Três alternativas de resposta escolhida pelo participante Vermelho

O apresentador dá a resposta referente à pergunta e os participantes desviram suas cartas de alternativa de resposta.

O apresentador verifica qual dos participantes tem a resposta que coincide com a sua.
O participante (ou participantes) terá(ão) a seguinte pontuação:

  • 8 pontos para quem acertou com apenas uma alternativa de resposta;
  • 4 pontos para quem acertou com duas alternativas de resposta;
  • 2 pontos para quem acertou com três alternativas de resposta;

O vencedor do jogo será primeiro participante que alcançar a pontuação estabelecida pelo apresenador, ou que tiver mais pontos acima dela.

PARTE II - Descrição do Método de Ensino/Aprendizagem ALTERNATIVAS

O Método de Ensino/Aprendizagem ALTERNATIVAS baseia-se em:

  • Aulas tradicionais em sala de aula: onde o professor utilizará os recursos que já dispõe para o ensino de sua matéria e;
  • Competição: onde o professor reforçará o conteúdo da(s) aula(s) ministrada(s), através da aplicação de testes, utilizando o jogo ALTERNATIVAS como um jogo pedagógico. Note-se que a aplicação de provas para se medir o grau de aprendizagem da turma também será feita com a estrutura do Jogo Pedagógico ALTERNATIVAS.

Como para o Método de Ensino/Aprendizagem ALTERNATIVAS as aulas tradicionais podem ser ministradas com qualquer uma das técnicas de ensino já conhecidas, a descrição e aplicação das mesmas não serão descritas nesse projeto.

A seguir serão descritas as adaptações da estrutura do Jogo ALTERNATIVAS para ser utilizado como um jogo pedagógico, as estratégias para implementar as competições através de testes e também um exemplo de aplicação de uma prova utilizando a estrutura do Jogo Pedagógico ALTERNATIVAS.

Adaptação da estrutura do Jogo ALTERNATIVAS
A estrutura adaptada é mostrada na figura 8 a seguir, onde a base do jogo é trocado por uma folha de papel que será entregue aos alunos e, como exemplo, os valores de pontuação estipulados em 8, 4 e 2. As regras, bem como o modo de jogar, continuarão inalteradas.

Figura 11 – Adaptação da estrutura do jogo ALTERNATIVAS

Agora, com essa adaptação pode-se montar os testes para a competição entre alunos (veremos as estratégias para implementar as competições posteriormente), e, as provas  que irão medir o aprendizado de cada aluno individualmente. A figura 9 a seguir ilustra como essa estrutura deve ser utilizada no Método de Ensino/Aprendizagem ALTERNATIVAS, tanto para os testes como para as provas.

OBSERVAÇÕES:

  • A pontuação das posições mostradas na figura 5 (8, 4 e 2) é apenas um exemplo, cabendo ao professor estipular a pontuação que melhor lhe convier.
  • É importante destacar que a idéia central do jogo, na qual pode-se responder à pergunta com uma ou duas ou três alternativas, continua inalterada. A maior pontuação (no exemplo 8 pontos) caberá a quem acertar a resposta com apenas uma alternativa. Os outros valores são: 4 pontos para quem acertar com duas alternativas e 2 pontos para quem acertar com três alternativas.

Figura 12 – Aplicação de um teste ou prova no Método de Ensino/Aprendizagem ALTERNATIVAS

ESTRATÉGIAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DAS COMPETIÇÕES.
Destacamos três estratégias para implementação da competição entre os alunos, sendo uma individual e as outras duas para serem aplicadas entre grupos de alunos.

  • Estratégia de Competição – INDIVIDUAL
    Aqui, conforme sugere o próprio nome da estratégia, o professor incentivará a competição individual entre seus alunos, aplicando testes e motivando-os cada vez mais para que eles alcancem os melhores resultados (Figura 13).

Figura 13 – Aplicação da estratégia de competição Individual

  • Estratégia de Competição – INTERGRUPO
    Nesta estratégia, o professor divide a turma em grupos. O mesmo teste é então aplicado para cada um dos grupos, que, depois de chegarem a um censo comum em relação às respostas, o entregam ao professor. Note-se que neste caso, haverá uma só resposta para cada grupo de alunos (Figura 14).

Figura 14 – Aplicação da estratégia de competição Intergrupo

  • Estratégia de Competição – INTRAGRUPO
    Aqui, da mesma forma que a estratégia anterior, o professor divide a turma em grupos e aplica o mesmo teste para cada um dos grupos. Só que agora, diferente da estratégia anterior, todos os componentes de cada grupo deverão dar a sua resposta individualmente e a pontuação do grupo dependerá da resposta de cada um dos componentes.

    Pode-se verificar que essa estratégia é a que mais incentiva os alunos, uma vez que, dentro do grupo, a cobrança entre os componentes pelo acerto das repostas será maior que na estratégia anterior

Figura 15 – Aplicação da estratégia de competição Intragrupo     

OBSERVAÇÃO
Neste projeto, os ítens referentes a:

  • Quantidade de pontos iniciais;
  • Quantidade de rodadas;
  • Quantidade de alternativas de resposta;
  • Quantidade de participantes, valores de pontuação e utilização da estrutura adaptada para um método de ensino/aprendizagem, serviram apenas como exemplo para o entendimento do modo de jogar e utilização do referido método. Estes ítens deverão ser definidos, juntamente com o autor, na fase de fabricação/comercialização do jogo, bem como da aplicação do método de ensino/aprendizagem;