Granizo e Painel Solar

Os painéis fotovoltaicos são uma das tecnologias mais duráveis de geração de energia limpa que o homem conhece. Com manutenção mínima, o seu sistema de energia solar pode continuar operando com desempenho máximo durante décadas. Na verdade, muitas instalações solares da década de 1970 ainda estão gerando energia limpa e grátis para seus proprietários até hoje!

Então energia solar é durável, mas é resistente o suficiente para resistir a condições climáticas extremas, como chuva de granizo?

Este breve vídeo de 2 minutos ilustra como painéis solares de hoje são realmente resistentes a chuvas de granizo, bolas de golfe e até mesmo carros!

Painéis Solares (Placas Solares) e chuva de granizo, veja a prova no vídeo abaixo:

Obs: não estamos fazendo propaganda da marca em questão. Colocamos este vídeo pois foi o que melhor ilustrava este tópico. Caso alguém tenha um melhor por favor nos envie.

As células fotovoltaicas cristalinas que compõem a maioria dos painéis solares são realmente muito frágeis. Embora o vídeo acima demonstre o quão resistente são os painéis solares a uma tempestade de granizo, você não deveria andar em cima deles ou passar com um carro por cima como mostra no vídeo pois, isso pode criar microfissuras nas células fotovoltaicas dentro do painel solar que vão provavelmente reduzir o desempenho dele (produzir menos energia).

Hoje em dia os painéis solares fotovoltaicos de alta qualidade, geralmente vêm equipados com vidro temperado de 3.2mm para proteger as células fotovoltaicas que ficam embaixo. Em condições específicas de teste estes painéis podem suportar chuva de granizo nas mais diversas formas possíveis.

Neste caso, os painéis da SolarWorld podem suportar pedras de gelo (granizo) que são atiradas a mais de 400 km por hora! Para colocar isso em perspectiva:

  • Os painéis solares fabricados dentro das normas internacionais (IEC61215) podem suportar pedras de granizo de 35mm viajando a 100 km hora.
  • A velocidade terminal de uma tempestade de granizo com bolas de gelo de 1 centímetro de diâmetro é de 50 km por hora (esta é a velocidade mais rápida que um granizo deste tamanho pode viajar ao cair do céu)
  • A velocidade terminal de uma pedra de granizo 8 centímetros é de 200 km por hora, isso é a metade do que os painéis solares da mais alta qualidade podem tolerar em termos de tempestade de granizo.

Em outras palavras, o dano aos painéis solares por chuva de granizo é extremamente raro. Além do mais, os painéis solares não costumam ter impactos diretos durante a chuva de granizo devido aos ângulos inclinados dos telhados padrão onde eles são instalados, desta forma reduz-se ainda mais a possibilidade de danos por granizo.

Embora muitos dos painéis de primeira linha fabricados hoje em dia sejaAs células fotovoltaicas cristalinas que compõem a maioria dos painéis solares são realmente muito frágeis. Embora o vídeo acima demonstre o quão resistente são os painéis solares a uma tempestade de granizo, você não deveria andar em cima deles ou passar com um carro por cima como mostra no vídeo pois, isso pode criar microfissuras nas células fotovoltaicas dentro do painel solar que vão provavelmente reduzir o desempenho dele (produzir menos energia).

Hoje em dia os painéis solares fotovoltaicos de alta qualidade, geralmente vêm equipados com vidro temperado de 3.2mm para proteger as células fotovoltaicas que ficam embaixo. Em condições específicas de teste estes painéis podem suportar chuva de granizo nas mais diversas formas possíveis.

Neste caso, os painéis da SolarWorld podem suportar pedras de gelo (granizo) que são atiradas a mais de 400 km por hora! Para colocar isso em perspectiva:m projetados para condições meteorológicas extremas, isto não significa que eles podem suportar tudo que a Mãe Natureza vai fazer. A montagem correta do sistema de fixação é essencial para que o seu sistema de energia solar residencial realmente resista a ventos fortes, chuvas de granizo e não cause goteiras na sua casa.