Início » Painel Solar Monocristalino

Painel Solar Monocristalino

Composição e Eficiência

O painel solar monocristalino  é composto de silício monocristalino têm cor uniforme, indicando alta pureza da matéria-prima, e sua tecnologia tem eficiência mais alta, pois são produzidos a partir de um único cristal de silício ultrapuro e utiliza um tipo de silício utilizado em praticamente todos os equipamentos eletrônicos atuais. Ele tem grande capacidade de receber radiação. Em função de sua pureza, a eficiência energética fica entre 14% e 22%, índice maior do que o do silício policristalino.

Características dos Painel Solar monocristalino

A tecnologia monocristalina é mais antiga, porém permanece tendo maior eficiência. Esse tipo de painel é facilmente reconhecível, pois tem cor uniforme, indicando silício de alta pureza, e cantos arredondados.

Um único cristal de silício é dividido e transformado em lâminas individuais, que, por sua vez, são tratadas e transformadas em células fotovoltaicas.

painel-monocristalino-1

Entre os diferenciais de uma placa de silício fotovoltaica monocristalina, estão:

  • Maior eficiência;
  • Com o ganho de eficiência, os painéis ocupam menor espaço;
  • Vida útil em torno de 30 anos;
  • Melhor funcionamento em condições de baixa luminosidade, em comparação com os painéis policristalinos.

Vale destacar que o silício monocristalino é considerado um dos materiais mais importantes das últimas décadas, já que sua disponibilidade e seu preço acessível têm sido essenciais para o desenvolvimento de novas tecnologias e de dispositivos eletrônicos.

Vantagens do painel solar monocristalino

A principal vantagem do uso de painéis fotovoltaicos monocristalinos é a maior eficiência, mesmo em condições de pouca luz, como dias mais nublados. Embora seu custo seja um pouco maior que o dos painéis policristalinos, é importante entender que a eficiência individual das células fotovoltaicas é maior do que a de várias células juntas.

Durante o processo de montagem do painel solar policristalino, ao encapsular uma célula fotovoltaica, a luz que atinge sua superfície é filtrada pelo vidro e pelo material encapsulante, reduzindo assim a eficiência do painel como um todo.

No entanto, com esse método de produção, o aproveitamento do silício é maior. No caso do painel monocristalino, a desvantagem é que, quando o corte é feito, uma parte das células acaba sendo desperdiçada.

De qualquer maneira, o principal diferencial do painel monocristalino é sua alta eficiência. Isso significa que, com a mesma quantidade de painéis, um sistema monocristalino tem resultados melhores. Ou seja, para atingir a quantidade necessária de geração de energia utilizando painéis monocristalinos, a instalação ocupa menos espaço.

Isso também significa redução de custos de instalação, transporte e valores relacionados à logística. A maior eficiência do módulo solar significa menor custo do sistema solar por watt.

Desvantagens do painel monocristalino

O primeiro ponto que podemos destacar é justamente o preço, que pode ser consideravelmente maior se levarmos em conta o tamanho de um projeto fotovoltaico.

Também podemos ressaltar o desperdício durante a produção, ocasionado pelo processo Czochralski. É comum que as bordas contenham imperfeições, ocasionando a reciclagem e a maculação do silício.