Pular para o conteúdo
Início » Energia Solar Residencial e Suas Vantagens

Energia Solar Residencial e Suas Vantagens

A geração de energia solar residencial

energia solar residencial precisa de uma área que tenha incidência de radiação da luz do sol. Essa é uma tarefa fácil em casas e apartamentos com coberturas, já que o telhado pode ser ocupado com os módulos solares.

Esse sistema funciona exatamente a partir de módulos, podendo se adaptar a qualquer necessidade e espaço disponível. Logicamente, quanto maior o número de módulos (ou, como são mais comumente chamados, placas), maior o potencial de geração de energia.

Um sistema instalado em uma residência é, normalmente, conectado à rede pública de energia elétrica, fornecendo a eletricidade gerada para ela. Em contrapartida, essa energia é contabilizada na forma de créditos, que chegam na conta de luz todo mês. Assim, se uma casa gera a mesma quantidade (ou até mesmo mais!) de energia que ela consome, a conta de luz estará sempre no mínimo cobrado pela concessionária, que se refere às taxas de manutenção e iluminação pública.

Adquirindo um sistema de energia solar residencial

A aquisição de um sistema de energia solar é relativamente simples. Várias empresas oferecem esse produto, bem como a instalação dele. É fundamental conhecer a qualidade do sistema oferecido e a expertise da empresa responsável.

É crucial contar com o trabalho de um engenheiro elétrico para o planejamento e a instalação do sistema de energia solar. Ele calculará o potencial da área, fazendo um projeto que vá de acordo com as necessidades da residência e o espaço disponível para a instalação dos módulos fotovoltaicos.

Em seguida, esse projeto é enviado à concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica para a devida apreciação e, estando tudo dentro dos conformes, é aprovado. Esse processo burocrático dura cerca de um mês, prazo considerado bastante rápido para os padrões brasileiros atuais.

Após a instalação do sistema pela empresa, a concessionária fica responsável pela troca do relógio convencional por aquele que é chamado de relógio bidirecional. É esse o aparelho que faz o cálculo da energia consumida versus a energia gerada pelo sistema residencial

As vantagens da energia solar residencial

Agora que você já sabe o que é e como é possível adquirir um sistema de energia solar, chegou a hora de entender por que ele é extremamente vantajoso para a sua casa.

Baixo custo de manutenção

O sistema de geração de energia solar residencial é bastante simples, principalmente se comparado àqueles instalados em fábricas e em outros empreendimentos com uma maior área. Isso significa que a sua manutenção também será proporcionalmente reduzida.

Após a instalação, basicamente nenhuma manutenção profunda é necessária, geralmente ela ocorre apenas em casos de danos mais graves, como uma chuva de granizo mais forte. As placas fotovoltaicas de maior qualidade costumam durar cerca de 30 anos ou mais. Além disso, as melhores empresas do mercado oferecem uma garantia que pode ultrapassar 20 anos de duração.

Ecologicamente correta

Quando alguém fala de energia solar, sem dúvidas a primeira característica que vem na cabeça de qualquer um é que se trata de energia “limpa”. E isso é verdade. A luz solar é considerada inesgotável e renovável, o que significa que nenhum tipo de combustível fóssil será consumido no processo de geração elétrica.

O que pode ter algum potencial poluidor é a fabricação dos componentes do sistema. Entretanto, esses riscos são facilmente mitigados com as técnicas e formas de controle já existentes no setor hoje em dia.

Economia e retorno financeiro

De todas as vantagens do sistema de energia solar residencial, o fator econômico é o mais atraente. Se a princípio a aquisição e a instalação do sistema possam aparentar um custo alto (e que vem caindo ano após ano), a economia gerada a médio e longo prazo é muito maior.

Para se ter uma ideia, há possibilidade de retorno sobre esse investimento em menos de 5 anos. A partir daí, toda a economia trazida pela geração de energia solar pode ser vista como lucro, já que o sistema dura facilmente mais de 20 anos e as contas de luz serão sempre reduzidas enquanto ele funcionar.

Sistema silencioso

Para as residências, contar com um sistema de geração de energia tão silencioso quanto o fotovoltaico é uma grande vantagem. Diferentemente de outras opções renováveis, como a energia eólica, os painéis não fazem nenhum barulho, garantindo assim o seu conforto e o de toda a família.

Instalação em áreas remotas

Apesar da grande maioria dos sistemas de energia solar residencial funcionarem em um modelo que chamamos de “on-grid” — ou seja, ligado à rede pública —, é possível instalá-los também em locais extremamente remotos.

Isso porque o sistema de energia solar “off-grid” não depende da distribuição da concessionária, funcionando de maneira autônoma, de modo que toda a energia gerada é armazenada em uma central de baterias. Apesar de não poder contar com a rede pública quando as condições climáticas não são ideais, esse tipo de geração de energia não depende da presença de linhas de transmissão, o que faz com que seja virtualmente possível instalar o sistema em qualquer lugar.

Sem dúvidas, o sistema de energia solar residencial é um grande atrativo para qualquer pessoa que pretenda economizar com a conta de luz de maneira simples e ecologicamente correta. Não à toa as instalações crescem no mundo inteiro e, principalmente, no Brasil, país dono de um dos maiores potenciais fotoelétricos do planeta.

Fonte: Aldo Componentes Eletrônicos