Pular para o conteúdo
Início » Painel Solar com Linhas Quadriculadas Absorvem Mais Energia Solar

Painel Solar com Linhas Quadriculadas Absorvem Mais Energia Solar

Painéis Solares com mais energia

Pesquisadores da Universidade de York, na Inglaterra, em parceria com a Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, descobriram que projetar painéis solares com linhas quadriculadas aumenta a capacidade de absorver energia solar em 125%. O avanço pode levar à produção de geradores mais finos, leves e flexíveis, que podem ser usados para fornecer energia a mais residências e em uma gama mais ampla de produtos na área.  

Na investigação dos pesquisadores, os diferentes designs de superfícies de energia solar têm impacto na absorção da luz solar nas células solares, que juntas formam painéis solares. No caso do design parecido com o tabuleiro de xadrez a difração melhorou e aumentou a probabilidade de a luz ser absorvida, que é então usada para criar eletricidade.

Essa é uma importante descoberta para o setor de energia renovável que está constantemente em busca de novas maneiras de aumentar a absorção de luz por células solares em materiais leves que podem ser usados em produtos, desde telhas a velas de barco e equipamentos de camping.

“Descobrimos um truque simples para aumentar a absorção de células solares finas. O silício de grau solar – usado para criar células solares – consome muita energia para produzir, portanto, criar células mais finas e alterar o design da superfície as tornaria mais baratas e ecologicamente corretas”, firma Christian Schuster, do Departamento de Física da Universidade de York. 

A pesquisa aponta que a ideia compete com o aprimoramento de absorção de designs mais sofisticados – ao mesmo tempo que absorve mais luz no plano e menos luz perto da própria estrutura da superfície.

“Nossa avaliação atende todos os aspectos relevantes de captura de luz para células solares, abrindo caminho para estruturas difrativas simples, práticas e, no entanto, excelentes, com um impacto potencial além das aplicações fotônicas”, explica. Ele ainda acrescenta que este projeto oferece potencial para integrar ainda mais células solares em materiais mais finos e flexíveis e, portanto, criar mais oportunidades de uso de energia solar em mais produtos.

Além de impactar no setor de células solares ou LED, o princípio de design também tem efeito positivo em aplicações como blindagem de ruído acústico, superfícies antiderrapantes, aplicações de biossensor e resfriamento atômico.

“A ideia inicial é implantar dez vezes mais energia solar com a mesma quantidade de material absorvente: células solares dez vezes mais finas poderiam permitir uma rápida expansão da energia fotovoltaica, aumentar a produção de energia solar e reduzir significativamente nossa pegada de carbono. Como o refino da matéria-prima de silício é um processo que consome muita energia, células de silício mais finas reduziriam não apenas a necessidade de refinarias, mas também custariam menos, potencializando nossa transição para uma economia mais verde”, completa.

Fonte :  Site Portal Solar