▪ painel Solar no Telhado: O que você precisa saber

Para quem está construindo ou planejando uma construção civil, há detalhes importantes sobre a instalação do painel solar no telhado que podem ser previstos no projeto. No entanto, se você já tem um imóvel, nada impede a instalação dos painéis solares. Isso pode ser feito sem nenhuma alteração ou com poucas mudanças, já que a versatilidade dos projetos fotovoltaicos garante sua realização.

Se o projeto arquitetônico está em andamento, não há dúvida de que o planejamento facilita a instalação, tornando todo o processo mais eficiente e simples. Assim, para fazer o dimensionamento do projeto de energia solar, durante a construção, é necessário considerar como a orientação mais adequada do telhado para otimizar a geração de energia e o melhor posicionamento das placas fotovoltaicas. É sobre esses detalhes que falaremos nesse post. Acompanhe e saiba mais!

Os melhores tipos de cobertura para sistema fotovoltaico

É importante esclarecer que os painéis fotovoltaicos são presos as estruturas do telhado por meio de sistemas de fixação. Para cada tipo de telhado existe um sistema diferente, que representa uma parte relevante do orçamento. Por isso, esse fator precisa ser levado em conta quando um imóvel está sendo preparado para instalar energia solar e para a instalação do painel solar no telhado.

Coberturas mais comuns para a instalação do painel solar no telhado:

  • Cobertura de telha metálica, também conhecidas como onduladas, sanduiches ou zincadas, são as opções mais comuns em estabelecimentos comerciais e industriais. Elas facilitam a fixação, além de terem a vantagem de oferecer mais segurança para a instalação dos painéis fotovoltaicos.
  • Telhas de barro e concreto tipo francês ou colonial são mais comuns em coberturas residenciais. Esses modelos de telhas exigem que o profissional exerça alguns manuseios para a fixação dos trilhos que sustentarão as placas solares, mas isso não inviabiliza o processo, pois atualmente há vários tipos de estruturas para essas aplicações que oferecem muita versatilidade para facilitar a instalação.
  • Coberturas planas, como telhas pré-fabricadas em concreto e lajes são ótimas superfícies para instalar painéis. O sistema de fixação para essas coberturas compensa a pouca inclinação existente nos telhados com essas características, a fim de garantir a melhor incidência de sol.
  • Telhas de fibrocimento, as populares “Eternit” são, também, muito comuns tanto em estabelecimentos comerciais como residenciais. Aqui o fator preponderante para a escolha da estrutura mais adequada é saber se as telhas estão fixadas sob uma estrutura de madeira ou de metal. Normalmente, essas telhas são afixadas sobre estruturas de madeira, mas é necessário fazer uma avaliação para aplicar os parafusos adequados a cada material.

A posição das placas no telhado

A melhor orientação para garantir o máximo de produção de energia solar com os painéis fotovoltaicos é a face norte. E, o grau de inclinação deve ser igual ao da latitude da região. Por exemplo: se uma determinada localidade está na latitude 24°, o ângulo ideal de inclinação dos painéis é de 24°.

Vale dizer que, na prática, nem sempre será viável conseguir a direção e a inclinação perfeitas. Mas, isso também não é motivo de preocupações, já que a perda na produção de energia não é significativa, portanto, plenamente aceitável. Contudo, você pode instalar o seu painel em qualquer porção do telhado, exceto a voltada para o sul onde a perda de geração pode inviabilizar o investimento.

Lembre-se de que o mais importante é garantir que incida o máximo de sol, sem sombras, durante o período diurno. Além disso, as placas que ficam voltadas ao norte, com o ângulo de inclinação idêntico ao da latitude, terão um aproveitamento de praticamente 100%.

Estruturas Romagnole

A marca é uma das maiores fabricantes de produtos elétricos do país e está no mercado desde 1962. Ela conta com 10 unidades fabris e mais de 2000 colaboradores. Desde que foi fundada, a Romagnole comercializou mais de 700MW em estruturas solares para as mais diversas aplicações. Seu nível de excelência a coloca em posição de destaque entre as outras empresas desse segmento. Tal qualidade se reflete nos produtos, na responsabilidade administrativa e na seriedade relativa ao público.

A garantia da Romagnole oferece a segurança necessária aos seus produtos, como a zincagem a fogo, que confere proteção catódica ao aço. Ao descascarem até 1 cm2, a proteção se garante. Além disso, as estruturas terrestres da Romagnole seguem as normas da MBR 6123 – forças devidas ao vento em edificações.

E, para reforçar a segurança plena de seus produtos, a Romagnole faz testes variados, mantendo a qualidade dos produtos como uma das mais marcantes características. Contudo, para chegar a esse nível, todos os processos de gestão e fabricação seguem normas e padrões previamente definidos pela gestão de qualidade. Depois, são amplamente divulgados em todos os setores da empresa. Com isso, é possível concluir que suas estruturas são totalmente confiáveis e seguras para atender as necessidades do seu público de interesse, em qualquer circunstância.

Estruturas Solar Group

A Solar Group atende o mercado nacional com qualidade e eficiência. Todas as suas estruturas são testadas e homologadas para as condições climáticas do Brasil. Assim, seu processo industrial é moderno e segue todas as normas da ABNT.

As estruturas para placas solares fotovoltaicas da Solar Group são produzidas com ligas de alumínio 6060 e tratamento de têmpera T5. Assim, sua fixação é feita na “costura da telha”, mantendo 100% do telhado fechado, sem riscos de goteiras ou vazamentos. O alumínio confere resistência e, ao mesmo tempo, redução de peso, fazendo desta, a melhor escolha para instalar painéis solares fotovoltaicos em telhados coloniais. A marca figura, ainda, como a preferida pelos instaladores brasileiros. Esse resultado saiu de uma pesquisa realizada pela Greener.

A marca conta, ainda, com suporte triângulo para laje e, é reconhecida como a melhor e mais completa solução para esse tipo de cobertura. Essas estruturas são feitas em alumínio e aço inox e possibilitam 3 níveis de inclinação: 15, 20 e 25 graus. Com essas três variações de inclinação pré-definidas, é possível atender todas as regiões do país, sem comprometer a produção de energia.

Outra qualidade dessas estruturas para laje é a maior facilidade para escorrer água, resultando numa limpeza mais eficiente dos módulos solares. Isso significa mais energia gerada.

Tecnologia inovadora

Suas estruturas para telhados metálicos zipados (mecanicamente fechados 100%) consistem em uma solução moderna para cobertura de galpões comerciais e industriais. Sendo assim, uma estrutura adequada é necessária e a Solar Group é inovadora, uma vez que faz desenvolvimento e pesquisas constantes. E, o suporte para fixar telha zipada é resultado desse trabalho inovador.

A energia solar fotovoltaica é uma forte aliada para garantir os crescimentos das grandes indústrias. Dessa forma, as estruturas zipadas Solar Group, com 12 anos de garantia, tornam as soluções industriais com energia solar On Grid mais modernas e eficientes. Assim, a tecnologia evolui o tempo todo e está cada dia mais prático fixar painel solar no telhado, com tantas opções, para variadas necessidades.

Por fim, se você pretende concluir o seu projeto de energia solar fotovoltaica com o máximo de durabilidade e eficiência, pesquise e procure a melhor solução. Continue acompanhando nosso blog e saiba mais sobre esse e outros assuntos relevantes do universo solar.

Powered by Rock Convert