▪ Cinco aplicações para o ZERO GRID

O segmento fotovoltaico e os consumidores já estão familiarizados com os sistemas ON GRID, geradores conectados à rede da concessionária de energia elétrica, e OFF GRID, sistemas isolados não conectados à rede. Entretanto, uma nova modalidade está surgindo e é uma maneira muito eficiente de garantir o retorno sobre a geração de energia solar para autoconsumo. E você, conhece as aplicações para o ZERO GRID.?

Inicialmente, vale dizer que esses geradores podem proporcionar um mercado inédito dentro do mercado de energia solar. O ZERO GRID é um gerador trifásico (380v) projetado para se conectar à rede com injeção zero. Sua função é gerar energia solar, atendendo o autoconsumo imediato e é 100% livre de encargos, taxas, impostos e tarifas.

Assim, os geradores ZERO GRID podem ser aproveitados para garantir mais independência e economia em relação à concessionária. Vejamos, a seguir, algumas de suas aplicações:

Aplicações para o ZERO GRID

1 – Dual ON GRID + ZERO GRID para médios e grandes projetos que já possuam o gerador ON GRID instalado. Nesses casos o sistema ON GRID já está dimensionado no limite da demanda contrata e para suprir o consumo de cargas excedentes sem ter que aumentar contrato de demanda junto a concessionária entra o sistema ZERO GRID. Um exemplo disso, são as instalações em condomínios para abastecer toda a demanda de energia elétrica requisitada para o funcionamento dos elevadores não suprida pelo sistema ON GRID.  Dessa forma, toda a energia consumida ao longo do dia por esses equipamentos será captada diretamente do sol através do sistema zero grid permitindo o autoconsumo imediato sem injeção na rede.

2 – Instalações em áreas que a concessionária não permite injeção na rede. Geralmente, os sistemas OFF GRID são utilizados para prover energia elétricas em áreas remotas com inexistência da rede convencional, mas há regiões que se tem a rede elétrica, porém não é permitido a injeção de energia na rede. Nesses casos, o gerador Grid Zero é a solução ideal para gerar economia por meio do autoconsumo imediato das cargas utilizadas durante o dia com injeção zero a rede convencional.

3 – Grandes aplicações de usuários do mercado livre. Essa é mais uma importante aplicação do  sistema Grid Zero, pois consumidores do mercado livre poderão diminuir seus contratos junto as unidades produtores com a instalação de geradores grid zero para suprir parte de sua demanda energética sem prejudicar seus acordos, uma vez que o sistema de geração GRID ZERO é totalmente independente da rede e altamente interativo para controlar as necessidades de cargas/consumo.

4 – Abastecimento de uma central de ar-condicionado. Esse é um bom exemplo para a aplicação do ZERO GRID. Veja o caso da própria ALDO: o sistema ZERO GRID abastece a central de ar-condicionado com o auxílio de um inversor Growatt de 60 kWp. O conjunto inclui 180 painéis de 400 Watts e gera 86% da energia necessária proveniente do sol, sendo que apenas 14% é fornecida pela concessionária;

Foi esse sistema que viabilizou a redução das despesas com a conta de energia, que funciona durante o dia, com auto consumo imediato. Como não há injeção de energia na rede, o consumo por kW é mais favorável, já que não existem tarifas embutidas pela concessionária. E é melhor de tudo: não precisa aumentar o contrato de demanda;

5 – Aplicações diversas para o agronegócio e indústrias, sem a necessidade de projetos e mudanças nos contratos junto à concessionária de energia. Por exemplo: uma indústria que está conectada à concessionária em média tensão, precisa de um contrato de média demanda.

A norma permite que o usuário instale um gerador do tamanho do contrato com a concessionária. Então, se você tiver um gerador com 100kW de demanda, o gerador solar conectado à rede precisa comportar, no máximo, 100kW. Se precisar de uma demanda maior, é necessário rever o contrato, aumentar a capacidade do transformador e a infraestrutura como um todo. Isso requer mais gastos e torna o projeto muito caro.

Com o sistema ZERO GRID, é possível instalar um modelo convencional, de acordo com a demanda habitual do contratante, que no nosso exemplo tem 100KW. Assim, é possível instalar mais um sistema de 100KW, sem conexão com a rede, para o autoconsumo imediato. Lembrando que os outros 100KW contratados com a concessionária, estão sendo injetados na rede, gerando créditos para uso em períodos sem sol (nublado, à noite).

Principais benefícios do sistema ZERO GRID

Podemos, portanto, resumir os benefícios em:

  • Autoconsumo imediato sem necessidade de homologação pela concessionária;
  • Maior produção de energia sem aumento de demanda;
  • Priorização de cargas específicas (por exemplo, ar condicionado);
  • Controle preciso de Geração e Consumo (medidor smart);
  • Otimização do retorno sobre o investimento (ROI);
  • Preços equiparados aos do gerador ON GRID, com a vantagem de dispensar pagamento de taxas, depender de homologação e contrato com a concessionária. Mesmo que o “Sol seja taxado”, quem tiver um gerador ZERO GRID, estará livre de tal taxação, o que é extraordinário.

sistema ZERO GRID significa uma mudança impactante no mercado, uma vez que o investimento é menor e o retorno é mais rápido. Vale lembrar, que esse sistema pode atender a qualquer tamanho de projeto.

Essa solução revolucionária foi trazida pela Growatt, de forma simplificada, fácil de instalar em qualquer local, de dimensões reduzidas, inteligente e com manutenção igualmente simples. É importante ressaltar que o monitoramento de consumo do ZERO GRID pode ser feito remotamente, ou seja, mais uma facilidade.

Assim, agora a ALDO Solar, juntamente com a Growatt, disponibiliza geradores com capacidade para gestão de cargas, controlando a passagem de energia com a função ZERO GRID.

Dessa forma, o sistema ZERO GRID consegue disponibilizar incontáveis possibilidades de gerenciamento da energia produzida pelo sistema fotovoltaico. Isso acontece enquanto ele evita a injeção na rede ou controla a capacidade que pode ser injetada. Sem falar na grande vantagem de acabar com a dependência das concessionárias.

Finalmente, os geradores energia ZERO GRID Growatt vêm acompanhados de medidor de energia SMART ZERO GRID GROWATT. Eles conservam padrões de entrada de 100KW, 300KW ou 600KW/1200A.

Já estamos entrando em uma nova era de geradores de energia solar. É uma oportunidade que realmente tem potencial de garantir a tão sonhada independência para a produção da própria energia, sem vínculos obrigatórios com nenhuma concessionária.

Powered by Rock Convert