▪ Bateria Solar – Lítion Ferro Fosfato

O que é uma bateria de lítio ferro fosfato (LifePO4)?

As baterias Dyness são baterias de lítio, porém nem todas as baterias de lítio são iguais. As baterias de lítio mais simples e conhecidas são as do tipo moeda CR-2032 e CR2025, ou ainda as usadas em calculadoras, computadores e brinquedos. Essas baterias embora sejam de lítio, são construídas a partir de óxido de manganês, óxido de cobalto e óxido de níquel. Essas baterias têm vida útil menor quando comparadas as de ferro fosfato e não são seguras para uso em altas potências.

As baterias Dyness são de lítio com ferro fosfato(LiFePO4), essas baterias  são incombustíveis (não pegam fogo), essa composição torna a bateria mais segura , elas também são resistente as temperaturas extremas, frio ou calor intenso, sua vida útil de 6.000 ciclos o que a torna muito mais eficiente e limpa do que as baterias de chumbo ácido ou de lítio convencional, embora seu custo de aquisição seja maior sua vida útil é enorme e a torna a solução definitiva para sistemas de energia solar fotovoltaica off grid.

As baterias de lítio ferro fosfato pesam cerca de 65% menos que uma bateria de chumbo ácido. A sua composição química não agride o meio ambiente como as baterias de chumbo que são um grande problema ambiental. E com as baterias Dyness é possível armazenar energia de forma eficiente e proteger o meio ambiente.

Como armazenar energia solar?

Armazenar energia para uso posterior deve ser analisado de acordo com a sua aplicação, onde a maior liberdade e autonomia de energia represente economia de recursos e ganho financeiro. Pequenas e médias empresas em grande parte trabalham com tarifário de energia diferenciado, pagam mais caro pela energia de acordo com o horário de uso (tarifa de ponta). A bateria solar é uma solução viável e com excelente tempo de retorno financeiro para uso no horário de ponta. Outro fator que também deve ser considerado é a perda de produção por falta de energia ou por energia de má qualidade. Em um hospital a energia confiável e sem interrupções é a diferença entre salvar e perder vidas, assim como numa linha de produção parada pode gerar perdas milionárias.

O Brasil é um pais de dimensão continental e o acesso à rede de energia elétrica ocorre de forma desigual. É muito comum em regiões afastadas o uso de geradores a gasolina para produzir energia. Queimar gasolina ou outro combustível fóssil para gerar energia, pois além de ser caro agride o meio ambiente e contribui para o aquecimento global. Nesse cenário o uso das baterias de lítio é essencial para promover a inclusão energética e o desenvolvimento das regiões mais afastadas, além de ser um produto que não agride o meio ambiente,

O mercado de armazenamento de energia no Brasil é tão grande quanto o tamanho do nosso país. Agricultura, pecuária e pesca são setores que necessitam dos sistemas off grid com baterias de Íons de lítio. Em locais afastados levar uma rede elétrica convencional pode custar milhões de reais, já o sol está presente em todo o nosso território, por isso, a energia solar off grid é uma forma democrática e acessível de levar energia limpa a todos os lugares do Brasil.

As baterias de lítio podem ser usadas em sistemas de armazenamento de energia conectados à rede (ON GRID) ou em sistemas desconectados à rede (OFF GRID). Além disso é possível usar as baterias de lítio como uma solução de nobreak central. As baterias de lítio ferro fosfato  da marca Dyness e da marca BYD tem vida útil estimada de 6.000 ciclos de carga e descarga, já uma bateria solar de chumbo ácido, de boa qualidade, tem ciclo de carga e descarga estimado entre 500 e 1200 ciclos de acordo com a sua taxa de descarga.

BATERIA SOLAR LÍTIO FERRO FOSFATO ( LifePO4) - Marca BYD

Bateria Química Segura
A B-Box é projetada com bateria química de LiFePO4 ( Lítio Ferro Fosfato), que tem sido amplamente reconhecida como uma das tecnologias de bateria mais seguras. A estrutura química LiFePO4 é estável e sua temperatura de avalanche térmica é superior a 480°C. Isso é 100% maior que a estrutura química de NCM e NCA. Ela é projetada para aplicações residenciais e comerciais com total segurança.

Alta Potência de Saída
A B-Box tem a maior potência de saída do setor, oque oferece um melhor desempenho para os clientes. O sistema é capaz de atingir uma taxa de descarga C de no máximo 1C e 2C no pico para suportar cargas críticas, como ar condicionado, bombas, etc.

Fácil Instalação e Manutenção Ininterrupta
Todos os sistemas B-Box possuem design modular, com manutenção ininterrupta e fácil instalação.

Extensão ao Longo de sua Vida Útil
AB-Box está equipado comdesign modular e BMS (Sistema de Gerenciamento da Bateria) inteligente, permitindo extensão ao longo de sua vida útil.

Arrefecimento Natural
A B-Box é projetada com arrefecimento natural, proporcionando máxima eficiência.

Informações técnicas
Modelo – B-Box Pro 2.56
Tipo de bateria – LiFePO4
Módulo da bateria – B-Plus 2.56 kWh
Energia utilizável [1] – 2,56 kWh
Potência máxima de saída – 2,56 kW
Potência de pico de saída – 5,12 kW, 30s
Eficiência energética – 95,3% (sob condição de teste [1])
Tensão nominal 51,2 V
Tensão de trabalho (operação) 43,2 ~ 56,4 V
Comunicação – CAN / RS485
Grau de proteção IP20
Ciclos 6.000
Garantia 10 anos
Amplitude de temperatura ambiente [2] -10°C ~ +50°C
Certificações de segurança – TUV / CE / UN38.3 – Guia de segurança Li-ion Home Storage (Normas de segurança)
Dimensionamento – máximo 8 sistemas em paralelo de 10.24KWh

BATERIA SOLAR LÍTIO FERRO FOSFATO ( LifePO4) - Marca DYNESS

Bateria Química Segura
A Dyness Powerbox é projetada com bateria química de LiFePO4 (Lítio Ferro Fosfato), com desempenho, segurança e longa vida útil, possui designer compacto, alta potência de energia utilizável com projeto modular e expansível.

Fácil Instalação
– Alta compatibilidade
– Design compacto e leve

Arrefecimento Natural
A Powerbox é projetada com arrefecimento natural, proporcionando máxima eficiência.

Informações técnicas
Tipo de bateria – LiFePO4
Módulo da bateria – Powerbox 5.0
Energia utilizável – 3,84 kWh
Potência máxima de saída – 4,8 kW
Tensão nominal – 48V
Tensão de trabalho (operação) 40,5 ~ 54 V
Comunicação – CAN / RS485 / DRY CONTACT
Grau de proteção IP65
Ciclos 6.000
Garantia 10 anos
Amplitude de temperatura ambiente -20°C ~ +50°C
Certificações de segurança – TUV/CE/EN62619/IEC62040/UN38.3/Credenciada CEC
Dimensionamento – máximo 3 sistemas em paralelo

Powered by Rock Convert